quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Primeiro e-mail da Historia

FEZ PASSADO DIA 29 DE OUTUBRO, 40 ANOS DE ANIVERSÁRIO, DO ENVIO DO PRIMEIRO E-MAIL!


A primeira mensagem de correio electrónico entre dois computadores (e-mail em rede) situados em locais distantes foi enviada em 29 de Outubro de 1969, quase dois meses depois do primeiro nó que deu origem à Internet.
O texto dessa primeira mensagem continha apenas duas letras e um ponto - "LO.". O investigador da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) Leonard Kleinrock queria escrever "LOGIN", mas o sistema foi abaixo a meio da transmissão.
A mensagem seguiu do computador do laboratório de Kleinrock na UCLA para o de Douglas Engelbart no Stanford Research Institute, utilizando como suporte a recém-criada rede da ARPA (Advanced Research Projects Agency), agência financiada pelo governo norte-americano.
O primeiro nó de ligação entre dois computadores da Arpanet tinha sido estabelecido pouco tempo antes, em 02 de Setembro de 1969, pelo que a história da Internet e do e-mail em rede se confundem. (...)
Em 1976, a rainha de Inglaterra, Isabel II, enviou o seu primeiro e-mail, e em 1978 surgiu o primeiro spam, entendido como mensagem de correio electrónico enviada para múltiplos destinatários sem consentimento destes.
Quarenta anos depois, 70 por cento dos e-mails enviados diariamente são "spam", uma "praga" que acompanha o crescimento dos vírus e do marketing na Internet, mas que tem sido combatida, com relativo sucesso, por diversos sistemas de filtragem entretanto desenvolvidos.
O "spam" não é, contudo, o único adversário do e-mail, que encontra cada vez mais concorrentes noutros sistemas de comunicação de texto, áudio e vídeo, de envio de ficheiros e de troca de mensagens instantâneas, através de ferramentas como o Messenger, Skype e Twitter, a que se juntará em breve o Google Wave.

Fernando zamith , in DN Ciência

1 comentário:

  1. Olá Rui!

    Esta manhã ouvi (de fugida) na Rádio, esta notícia, e fiquei curioso por ouvir o Desenvolvimento da mesma, o que não me foi possível.

    Obrigado Rui Lacerda pelo Post, pois deste modo fiquei com conhecimento completo da referida Curiosidade!

    Bons e-Mails e melhores corridas!

    ResponderEliminar

Eu podia ser queniano

Se eu tivesse nascido Quénia!