quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



O GRANDE DIA chegou devagarinho com muita calma como consequência de uma óptima noite. Descansei bastante nas noites que antecederam a prova, e nem em sonhos fiquei cansado. Na hora de levantar, acordei facilmente e bem disposto. Tomei o pequeno almoço nas calmas, ainda ponderei não comer o que tinha sempre comido, pensei em qualquer coisa mais ligeira, mas depois de hesitar, optei por comer a papa que esta habituado! Não ia mudar o que fazia habitualmente antes dos longos de domingos. Fui me preparando para sair de casa, tinha tudo preparado de véspera, mas mesmo assim dei seca de 10m ao Nuno Moreira. Depois lá fomos no nosso carro a seguir o rasto deixado pelo Nuno, via segunda circular até ao estádio 1º Maio, a conversa foi sempre animada e o pensamento na prova! Não dava nada pelos nervos, nem eu nem a Susi. Pensávamos em que pensariam os outros amigos e companheiros naquela altura. Depois de estacionar, fomos calmamente em passeio até ao estádio, entabular as primeiras conversas da manhã .Eu sentia o ambiente de festa e prova Grande, estava a chegar a hora em que Nada Saberíamos Uns dos Outros!Depois uma volta à pista para reconhecimento e esticar as pernas! Registámos a placa dos 42kms, que saltava à vista no tartan, trocámos os primeiros olhares de curiosidade entre nós, e fomos cumprimentando uns e outros! A seguir ao WC, trocámos dedos de conversa e promessas com outros, reunidas as condições estava na hora de despir o equipamento para o aquecimento. Nesta altura cruzei-me com o Paulo Santos, e ele deu-me a boa notícia, para grande surpresa minha: Ia participar na Maratona!(Grande malandro que não me contou nada!) Ainda lhe perguntei se estava preparado, ao que ele respondeu-me com o seu habitual: Isto é pra fazer nas calmas, sem apertar!
Pronto estava justificada a presença dele.Feito o aquecimento fomos para a pista, que agora tinha a porta fechada, depois da espera entramos juntos na companhia do António Santos. Estava toda a gente pronta, muitos estrangeiros, até parecia que não era a nossa Lisboa. Apeteceu-me ficar a observar aquelas pessoas todas e a sentir a mistura de emoções. O que iria acontecer, o que sentiria quando entrasse de novo no estádio? A Partida foi confusa e feita a passo, lá deu pra correr mais à frente, mas não foi à primeira que saí do estádio, dei duas voltas e fiquei com a sensação de que algo estava mal! À saida da porta da pista, toda gente aplaudia com vontade os atletas, estávamos no caminho certo...

Dos 0km aos 5km , 25m10
As voltas à pista pareceram-me uma eternidade, tal qual um peixe no aquário, fiquei zonzo, tive receio de me atrasar no passo, separei-me da minha cara metade e segui o António! Depois ao fim 2km, já estava por minha conta e risco! Quando voltei à Av. do Brasil fui passando algumas caras conhecidas até entrar na velocidade que pretendia. Segui de perto um grupo de quatro atletas da Açoreana, falavam de planos e treinos, a conversa era animada e distraí-me um pouco, tirei de cima dos ombros o peso da responsabilidade, e segui com um Açoreano, que tinha abandonado os companheiros, deixando os outros pra trás!

Dos 5kms aos 10kms, 49m17 (50m)
No cruzamento da Av. Roma com a Est. Unidos, junto-me a outro grupo, este de Penicheiros, malta com a T-shirt de Peniche, mas afinal vinham de Santarém! O Açoreano desapareceu, agora eram mais Estrangeiros que Tugas, acompanhei este grupo, mas fui-me embora com o elemento que não vinha a pisar ovos! Conversa puxa conversa, passei pelo Eduardo que tirava fotos, Manuel Fonseca e Gloria Serrazina. Alcancei a Luisa Santo que vinha no 1º percurso da estafeta feminina, puxei por esta Leoa, mantive o andamento com o companheiro de Amarelo Peniche. Recebi o aviso de um companheiro do NAA de Lagos, por causa do defeito no meu pé esquerdo, pensei que era do sapato, disse-lhe que era defeito de fabrico. Estava logo ali o controlo dos 10kms, e pronto só faltam 32km!

Dos 10kms aos 15kms, 1h13m17 (1h15)
À passagem pelo Estádio do Glorioso SLB, deu pra ver a quantidade de malta que já corria em sentido contrário, em direcção à descida do viaduto para Benfica, vejo o Diez e o Tiago em grande aceleração, parecia que a prova ia terminar ali, pensei ele hoje vai fazer estragos! Deixei-me ir e cruzo-me com a minha Malta: o Nuno Moreira e a Susi, e mais pessoal do forum, o João meu companheiro de prova, observou que eu era mais conhecido que o outro senhor do Vaticano, que gozo parecia que tinha encomendado uma salva de palavras de conforto, observámos pela primeira vez que o ritmo, deveria ser este e muito constante, disse-lhe que pensava seguir o grupo das 3h30 e fazer 1h42 à meia, ele disse que para si não dava. Mas manteve-se de pedra e cal, apareceu a Maria, a segunda Leoa no trajecto da estafeta feminina, e passámos a conversar a três!

Dos 15kms aos 20kms, 1h37m16 (1h40)
Afinal não abrandámos deu para ganhar alguns metros ao grupo das 3h30, surpresa das surpresas, vindo de trás , fomos alcançados, já na Rua Francisco Gentil Martins, pelo Paulo Santos, na altura o João de Santarém falava um pouco de si e de felizes coincidências. Observei que aquele atleta, era o meu principal motivador para começara correr! Engraçada coincidência ele estar agora ali...
O Paulo tentou convencer-me a ir com ele, mas como alcancei o grupo das 3h30, disse-pra ele seguir, ele foi-se embora. Agora já na Ramalho Ortigão a vontade era de acompanhar o grupo e o Luis Lima (GDU Caxienses) marcador das 3h30, fiquei envaidecido pelos vivas e olés que iamos recebendo da assistência, meti conversa com dois Legionários, dois portugueses que exibiam a t-shirt de Ronda, trocámos breves palavras e destaquei-me do grupo em plena Av. A.A. de Aguiar já na companhia do meu amigo RUI DUARTE NEVES, que surgiu antes do que era esperado.

Dos 20kms aos 25kms, 2h01m21 (2h05) Meia-Maratona-1h43m , e o Rui ia abrindo caminho para nós dois. O João ia ameaçando que tinha de ir à privada, escolhia o sitio certo sem curiosos. Mais um banho de público no cruzamento com a Rua do Arsenal, parece que as pessoas não paravam de gritar por todos nós, foi com esse ruído que passei feliz no Cais do Sodré, sentia-me bem, mas sabia que não podia exagerar para não pagar a factura! Antes do Cruzamento da Estação de Alcantâra no sentido contrário ao meu, passa por mim com todo a mecha o grupo das 3h00, pensei daqui a pouco sou alcançado pelo das 3h30, e aí é que a porca torce o rabo! Vejo passar o Rui Batista visivelmente abatido, passa o Diez e o Tiago em franca recuperação! Ultrapasso a terceira leoa da estafeta mais o seu companheiro. Mais companheiros de equipa dão-me alento no cenário de debaixo do Tabuleiro da Ponte 25 de Abril.

Dos 25kms aos 30kms, 2h25m06 (2h30)
E surpresa novamente, o meu grupo passa a quatro, Jorge Matos no terreno, cortou o vento a todos, deu moral e confiança! O Rui e o João pensavam que felizardo eu deveria ser, como é bom ter amigos. Foi o período em fui mais rápido, pelo menos nem dei pelos kms, ansiava cruzar-me com o Nuno e a Susi, mas quando ela surgiu no horizonte, o Matos deu uma de Camouflage e com um grande passo atrás, saltou para a outra direcção. Debaixo do viaduto de Alcântara, vi o Tigre, trocámos piropos nem me lembro quais. O joão foi ao castigo e desapareceu no tapume da Fábrica do Açucar. Eu comecei a acusar fadiga. Tirei um minuto pra um xixi e perdi-me um pouco na contagem.
Dos 30km aos 35kms, 2h50m59 (2h55)
Cheguei ao Cais do Sodré pouco animado, não arribei com os olés e comecei a afundar-me nas médias. Avisei o Rui, que puxava por mim, ia incentivando-me, que já não o conseguia acompanhar com o mesmo Mojo , comecei a perder gás. Veio-me à memória, outras passagens no Cais das Colunas bem mais agradáveis. No ano anterior passei com todo o gás, agora a fuga era tão grande cheirava mal até Sta. Apolónia. O viaduto, qual mostrengo Adasmastor, ia fazendo vítimas. Ainda assim ia 4m abaixo do par! Sou ultrapassado pela 4ª Leoa que seguia o Augusto a um ritmo que deveria ser o meu, não tinha pernas para os acompanhar!

Entre os 35kms aos 40kms, 3h19m52 (3h20)
Comecei a ficar triste! Eu já contava os kms para o fim, não conseguia nem somar nem subtrair, o meu cérebro começava a mal funcionar, na Rotunda 25 de Abril, alcancei o Rui Batista, tive até pouca vontade pra o ultrapassar, não sei se por mi ou por ele, mas na Av. Antonio Spinola deixei-o ir embora e passei o abastecimento a passo para conseguir beber qualquer coisa. As pernas pareciam muletas, lembrei-me da frase do António Rebelo em Munique, e como ele tinha razão! A Maratona são de facto 40kms mais 2kms brutais no fim.

Os últimos 2kms e 520 metros 3h35m01 (3h30)
O Rui puxava por mim, eu ia agradecendo o conforto, e junta-se a nós o Victor silva, tinha feito a Meia, veio rebocar-me, mas eu não dava uma pra caixa, apeteceu-me atirar para o chão quando vi que nunca mais chegava ao semáforo, do cruzamento da Est. Unidos para a Av. Rio de Janeiro, eles iam brincando comigo eu nem falava.
Entrei no estádio com uma palmadinha nas costas do Rui, obrigado companheiro! Ouvi muita gente a gritar, toda claque do mundodacorrida ia dando vivas à minha passagem, passei na placa dos 42kms, e lembrei-me que horas antes tinhamos feito um compasso de espera, e sorrido entre nós. Faltava a Susi chegar e o Nuno também! Apressei-me naqueles metros finais, só pra ficar bem na foto, nem Amei a passagem da meta, porque será?

6 comentários:

  1. Grande Rui agora que és Maratonista Encartado ver ver o gás com que vais fazer a tua próxima meia maratona.
    Vais tocado a turbo e parecer-te uma prova de 5 quilómetros!
    Mas primeiro tens que recuperar, e bem, dessa tarei de 42,195 quilómetros.
    Isso de não teres “amado” a passagem pela meta é normal!
    Quando fiz a primeira das minhas quatro modestas maratonas aconteceu-me o mesmo!
    Só para ai meia hora depois de acabar a prova é que me dei conta que já era maratonista e fiquei todo alegre!
    Quando se acaba todo roto só se pensa “gaita” desta já me safei!
    Ainda me lembro, e bem, do que me custou aquela recta final do autódromo do Estoril!
    Eu só perguntava para o “pronto-socorro” que me foi rebocar naquela maldita recta se a meta era a meio da mesma ou no fim!
    As vezes o que custa mais na maratona são mesmo os 195 metros finais!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,
    De facto custou-me bastante o km e meio final!
    Pensei que não ia aguentar, mas era o coração a falar mais alto! Agora que passou uma semana, sem dores ou maleitas, sinto-me mais forte!
    quero aumentar o meu numero de Maratonas completas, mas falta-me o tempo para treinar pra elas!
    obrigado pelas mensagens aqui no blog!
    Boa semana,

    Rui Lacerda

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS CAMPEÃO!!!
    Agora já és um Maratonista! Eu vou a caminho...ehehe!
    Vim deixar-te um abraço e votos de um 2010 cheio de sucesso desportivo, ou susexo como se diz agora!!!
    Ficas desde já convidado, tu e a Susana para vierem fazer um treino longo connosco! Vai afinando o calendário!!!
    É a válido para um fim de semana!
    Boas Festassssss

    ResponderEliminar
  4. Amigo MSaraiva,
    Fico contente em saber que vais a caminho de seres Maratonista, julgo que tens capacidade para tal!!Quando vai ser a tua primeira, e já agora vamos lá combinar esse treino! Manda-me o teu contacto para rulacerda@gmail.com. BOAS FESTAS. Que o 2010 seja melhor ano que o que passou!

    Abraço e bons treinos,
    Rui Lacerda

    ResponderEliminar
  5. Grande Prova esta Rui, difícil sim, mas conseguida, é a "chama imensa" que nos leva a conseguir os nossos Objetivos

    Foi um dia "Glorioso", pois são os Sacrifícios que se fazem, que nos dão alento para continuar!

    Parabéns e um BOM 2010, com muita "saúde" nas pernas para mais umas quantas Maratonas!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Amigo Joaquim,
    pelas suas palavras elogiosas, o futuro dirá se tenho "pernas" pra muitas. tive o prazer de conhecer e chegar à fala com o seu filho, o Pedro. Felicitei-o pelo seu Blog , CUN Boston!
    Desejo aos dois um ano de 2010 com muitas Alegrias e muita Saúde.

    ResponderEliminar

Eu podia ser queniano

Se eu tivesse nascido Quénia!